Você tem que ter a convicção:
“Eu sou totalmente despreocupado com o Mundo”
Ramakant Maharaj é um discípulo direto do falecido Sri Nisargadatta Maharaj e passou 19 anos com ele. Desde 1962, ele visitou Nisargadatta Maharaj e ouviu suas palestras regularmente, até o Mahasamadhi de seu Mestre em 1981. Durante a última década ou mais no Ashram in Nashik, Ramakant Maharaj tem introduzido os seus devotos de todo o Mundo à Verdade Final.
Ramakant Maharaj: Por que todo esforço e luta para entender palavras e significados, toda esta análise intelectual, comparações e conclusões? Realidade tem nada a ver com palavras, e nada a ver com o intelecto. Está além de todo corpo-conhecimento.
Você não pode dizer como era anteriormente ao “estado de ser”.
Não haviam palavras, nem conhecimento, nada.
Palavras não podem descrever o “nada”.
O conhecimento espiritual é OK para o corpo-forma, por quanto tempo o corpo-forma existir. Quando o corpo-forma desaparece, quem sabe o quê acontecerá. Depois da convicção, este conhecimento [ jnana] vem rápido e afiado, muito rápido, como uma borda. Quando isto acontece, não há mais qualquer necessidade para paz ou felicidade.
Felicidade e paz são para o corpo,
Porque a existência no corpo-forma é intolerável.
No momento em que você está convencido de que o corpo-forma não é sua Verdade Final, então qualquer coisa “negativa” pode acontecer ao corpo , é vista com alguma distância, como alguma coisa que aconteceu à criança de seu vizinho, e não com você. No mesmo instante portanto, você não se envolverá porque é a criança de seu vizinho, e não você.
O desapego é um dos sinais da realização.
Questão: Antes deste estágio, há um forte senso de posse, de que as pessoas possuem seus corpos e que é muito importante.
Maharaj: Oh sim! Mas não a posse, você não é o possuidor. São os cinco elementos. Você está ficando na base de um aluguel. É apenas a força de empréstimo do corpo: você está emprestando água, emprestando comida. Por poucos anos você tem uma licença, então a licença é extendida, Não Entre! Tão logo você pare de prover comida e água?
Questão: Então você é jogado para fora de sua casa!
Maharaj: É uma jaula, não uma casa. Você está em uma jaula e mastigando uma cenoura. Pode ser uma jaula de ouro, jaula de prata, jaula de bronze, o que quer que seja. Pessoas ricas fazem uma jaula de ouro, e as pessoas pobres conseguem uma jaula de ferro.
Questão: Ainda é uma jaula.
Maharaj: O sábio está ficando dentro da jaula. É um “sábio-jaula”. No momento em que você tem convicção, você abrirá a jaula. Eu estou lhe dando a coragem:
É para que você saia! Abra a jaula!
Abra-a bastante!
Você é um passáro livre!
Estes são os caminhos da convicção, usando estórias, várias palavras, metáforas e analogias. Mas me escutem! O todo da ciência espiritual apenas fala acerca de uma criança não nascida.
No estágio inicial, as pessoas escutam.
Mas depois, não há tantas
Que continuem a ir mais fundo e fundo dentro da Realidade.
Eles preferem dissecar os ensinamentos
E contestar as palavras que foram usadas para serem expressos.
Quando se trata de uma crise, geralmente, as pessoas não são tão ávidas a virarem-se para dentro e permanecerem quietas. Elas são mais confortáveis com os velhos modos do corpo-conhecimento. Elas acham mais fácil discutir e debater o significado da Realidade. Isso é inútil!
A Realidade não está em discussão ou debate.
É por isso que pergunto a todos a mesma questão: “Qual sua conclusão após ler todos os livros espirituais?” Se você é destemido, então OK, você virá a ser destemido quando chegar o momento de você deixar o corpo. Mas esteja certo! Se o medo ainda o rondar, então todas as suas buscas literárias terão sido uma perda de tempo.
Estremecer em face ao medo, não é conhecimento.
Conhecimento deve ser útil a você em seu leito de morte.
A espiritualidade torna você destemido, como resulatado você tem paz e felicidade espontâneamente. Assim como, se você não tem dinheiro no seu bolso, você não tem razão para temer um ladrão. Deixe que o ladrão venha! Seu bolso está vazio! Agora que você tem convicção, isso ajudará você desta vez. Não haverá medo, nada, apenas paz. Algum dia ou outro, você deixará esta casa.
Todos os dias você dirá a si mesmo,
“Esta casa não é minha”.
Esqueça!
Você tem uma oportunidade de usar este corpo para conhecer seu “Ser sem Ser”, e como você era anterior à existência. Todo momento em sua vida é muito, muito importante. Por outro lado, haveria outro sonho, um outro sonho, um outro sonho.
É para que você saia deste círculo vicioso.
Você pode fazê-lo com seu próprio poder.
Você pode quebrá-lo porque
Você é a Realidade Final.
Não assine nada cegamente de novo! Você é não nascido. Seja cauteloso! Não ignore a Realidade devido às pressões de forças externas, forças invisíveis. Não ignore a Realidade devido às forças espirituais, forças físicas, forças mentais, forças de lógicas, forças intelectuais.
Não ignore a Realidade.
Todos tentam impressionar suas próprias ideias em nome dos mestres. Geralmente, é esperado que você concorde com a cabeça com elas e diga, “Correto, correto”. Não você! Não você, não você novamente!
Agora você decide o que é correto ou incorreto,
Autêntico ou não autêntico,
Usando o espelho do conhecimento,
Na luz daquele espelho de conhecimento,
Você pode discriminar e decidir.
Você tem convicção! Você pode precisar usar algumas palavras, apenas lembre-se de que as palavras não são a Verdade Final.
Não torne-se vítima das palavras novamente.
Não caia dentro daquela armadilha novamente.
Acontece! Eu tenho visto acontecer.
Questão: Eu não serei seduzido por quaisquer livros ou professores, Maharaj. Você não deve preocupar-se com isso. Eu entendo as limitações de corpo-conhecimento deles. E por que eu deveria procurar por conhecimento de livros, quando auto conhecimento está se revelando como nunca anteriormente.
Maharaj: Muito bom! Nós criamos as palavras e damos a elas seus significados. Nós estamos usando palavras todo o tempo. Tome as palavras “Deus” e “asno”. Nós dizemos “Deus” é uma deidade, enquanto “asno”é um animal. Se fôssemos dizer que “asno significa deidade”, o que aconteceria? Nada! São simplesmente as palavras que mudaram, não a essência ou substância. Esqueça as palavras. Seja a Realidade! Divirta-se, curta sua espiritualidade.
Fique quieto e feliz!
Realidade e Conhecimento
Exceto você mesmo, Não há Deus, nem Brahman, nem Atman, nem Paramatman, nem mestre.
Conheça a si mesmo no sentido real. Nós estamos a conhecer-nos na forma do corpo. Não é a sua identidade. Sua identidade é não identificada, invisível, identidade anônima. Portanto sua presença espontânea é a causa da projeção do mundo, portanto você é a Realidade Final, você é não nascido. Devotos são pessoas que querem apenas felicidade, paz mental, vida livre de tensão, vida destemida. Estas coisas podem acontecer uma vez que você conheça a si mesmo no real sentido. Você é totalmente não nascido mas está pensando, eu nasci e eu irei morrer. Este conceito é um pensamento ilusório. O verdadeiro conhecimento irá ajudá-lo a perceber o que é a Verdade Definitiva, a Verdade Final.
Depois de conhecer a si mesmo no real sentido, você se tornará completamente sem medo. Sabendo “Eu sou não nascido”, não há o medo da morte e nascimento. Não há nem nascimento e nem morte. Você está além do conhecimento, além das “palavras e mundos”. Isto é convicção, iluminação, realização – você torna-se um com a Verdade Final.
Aquilo que é anônimo, invisível, idêntidade não identificada, chamado Parabrahman, Brahman, Atman para o qual não há morrer ou nascer, sem a necessidade de salvação. Questões de paraíso ou inferno nunca se levantam. Não há prarabdha [ conceito de proezas acumuladas de incarnações anteriores, trazidos à vida presente como “Karma”], sem religião. Isto é apego ao corpo, relacionado ao corpo. Vem através [levanta-se] com a forma de corpo. “Isto e aquilo” – tudo tem a ver com o estado corporal. Vem através da forma de corpo.
Fora de si mesmo não há Deus, nem Brahman – Deus está em você e em nenhum lugar mais. Isto é muito libertador porque significa que fora de mim não há nem Deus, nem nada! Eu sou a Essência de todas as coisas! Você é a Essência, você é o poder. Entre na caverna e desenterre seu tesouro.
Seja prático, tudo está em você, mas você procura aqui e lá. Você está ignorando o buscador, e está ignorando o descobridor. Você tem um tremendo poder, mas não está ciente dele. Você entende a si mesmo, dizendo “Eu sou homem ou mulher”. Essa não é sua identidade. Essa identidade é para ser dissolvida algum dia ou outro.
Não há mente alguma. Este é um conhecimento excepcional. Isto é Realidade. Não é conhecimento de livro. Não é conhecimento literário. Está além de tudo, além do conhecimento, de todas as coisas, além das imaginações. Nisargadatta Maharaj costumava dizer, “Como você era anterior à existência, permaneça naquilo”. Então, como era anterior à existência? Você era “sem saber”. Você era inconsciente de tudo. Você não sabia nada.
É invisível, anônimo e não identificado. É Aquilo que sentimos, sem o qual não podemos soletrar uma única palavra, sem o qual não podemos erguer a mão. Nenhum movimento pode ser feito sem o poder Dele. Esse espirito é chamado Brahman, Atman, Paramatman, Deus, Parabrahman. Os nomes são seus. Qual é o conteúdo do espírito? Não é sua morte, nem seu nascimento...Apenas Aquilo, apenas Aquilo!
Auto enquerimento, auto conhecimento e auto realização são os estágios estabelecidos. Todos estão lendo tantos livros, estão falando sobre Brahman, Atman, Paramatman, Deus. É muito fácil falar. Mas alguém deveria se questionar. Através deste conhecimento, “O que sou eu? O que consegui?” Questionar se sou completamente livre do medo da morte? Se possuo a paz completa, se possuo a completa felicidade sem qualquer causa material? Alguém deveria questionar a si mesmo. Se a resposta é “não”, então é apenas conhecimento literário que alguém tem – ambos literário e pouco.
Se você é fortemente dedicado, não é difícil absorver os conhecimentos. Você sabe bem. Esta identidade externa não irá permanecer constante. Convicção é essencial para a espiritualidade. Algum espírito está lá através do qual falamos. Algum poder está lá trabalhando. Nós estamos olhando, estamos ouvindo, todas as atividades são para o corpo, todas são para o corpo. Algum poder está lá, alguma força está lá, algum espírito está lá, assim como a eletricidade.
Há a estória da corda e da cobra. Você tem medo da cobra. É uma questão de fato que não há uma cobra, [você está] totalmente despreocupado, totalmente indiferente. Esta presença é espontânea assim como o céu. Por essa presença o mundo é projetado, nós emergimos. Sem a presença não podemos ver o mundo, não podemos ver qualquer coisa.
Corpo e Ilusão
Anterior à forma do corpo, nada estava lá. Anterior ao existir, a quem estes nomes individuais pertenciam? Apenas para estimular uma vida pacífica, religiões e o princípio da religião foram formados. Esta é a forma do princípio essencial, quadro- “forma de orar”. Esta OK. O segredo de sua vida, a essência de sua vida, você deve saber, entender, perceber o que significa. Só então você será totalmente destemido.
Seu mestre é sua reflexão. De fato, não existe mestre e nem discípulo. A soma total é que tudo isto é um sonho no qual aparece o corpo de relações- o qual você não é, nunca foi e o qual você nunca será. Então, como você se liberta do corpo de ilusão?
Você é o arquiteto de sua própria vida. Eventualmente você vem a saber que tudo é um sonho. Em outras palavras, você está atuando em algum drama/filme – você é o herói, heroína ou vilão – e mesmo após duas horas e meia, você sabe que este é apenas meu papel. Eu ainda estou atuando em meu papel, mas não há qualquer conexão com aquele papel. Similarmente, nós estamos aceitando estes papéis, como “homem”ou”mulher”, sem questionar. Ela [Realidade] tem nada a ver com todos estes conceitos. Você é o não nascido.
Você deveria perguntar a si mesmo, “Por que eu deveria temer a morte quando esta é comum a todos?” Você diz, “Eu não posso escapar à morte”. Quem está morrendo? Quem está vivendo? Apenas questione. Ninguém está morrendo, ninguém está nascendo. Nós estamos pensando a partir do ponto de vista do corpo, aceitando cegamente todos estes conceitos, conceitos ilusórios: homem ou mulher, esta ou aquela religião, o último nascimento, o próximo nascimento, renascer...tantos conceitos, ilusões.
Você tem cegamente assinado e aceitado todas estas ilusões. Você não cometeu qualquer crime mesmo que esteja assinando “Eu sou um criminoso”. [ Você é culpado de aceitar a falsa identidade de uma pessoa individual.] Mestres dizem que você não cometeu crime algum, mas você assina “Eu sou um criminoso”.
“Eu” é uma ilusão, “você” é ilusão, “Brahman” é ilusão. O mundo inteiro é uma ilusão.
Apenas pense como eu era antes de existir? Naquele tempo não havia qualquer Deus, Brahman, Atman – estes são as palavras. Depois que o corpo dissolver, qual é meu status? Você diz “Eu não sei”. Portanto todos estes requerimentos para estas coisas, Deus, Brahman, Atman são relacionados ao corpo. Para ter estes, há uma causa material. Isso é ilusão, então temos que sair da ilusão.
Após a morte do corpo, o que permanece? Não há experiência e nem experimentador. Nem conhecimento, nada está lá. Simples. Simples. Depois do desaparecimento do corpo o que permanece? Nada! Mas para algumas pessoas as quais o corpo era seu mundo, para elas, tudo é o corpo. Suponha que o corpo dele desapareça. Como seu mundo virá, aparecerá então?
O corpo tem algum limite de tempo mas você está em todos os lugares, você é onipresente, assim como o céu. Se assim mesmo você quiser se comparar, que seja como o céu. Estamos apegados ao corpo de conhecimento, conhecimento do corpo-alimento, portanto estamos tentando descobrir onde está a felicidade, onde podemos achar a completa paz. Completa paz e felicidade são apenas palavras.
Como é este mundo para mim? Ele imergiu do nada. Alguma coisa imergiu do nada. E do nada, há alguma coisa. Eles estão interrelacionados. Apenas para a conversação estamos usando algumas palavras. Todas estas relações, condições, sensações estão lá. Todas as expectativas estão lá. Todas as necessidades estão lá. Eu sou totalmente despreocupado com o mundo. São todos corpos de coisas. Todos relacionados ao corpo. Nós queremos paz. Quem quer? Nós queremos felicidade, mais felicidade. Quem? Queremos uma vida livre de tensão. Vida livre de tensão, felicidade, paz. Não conhecíamos todas estas coisas antes de existirmos. Elas surgiram com o corpo. São os requerimentos corporais, não os requerimentos espirituais. O corpo dissolve-se. Nós tememos isso devido ao nosso apego ao corpo. Ninguém quer a morte, todos tem medo da morte. Mas quando você vem a entender a verdade da morte, não há medo.
Você tem que ter a convicção: “Eu sou totalmente despreocupado com o mundo”.